Projeto Meu Tambo Meu Futuro é lançado

Projeto Meu Tambo Meu Futuro é lançado Projeto Meu Tambo Meu Futuro é lançado

No final do mês de outubro, a Cooperativa Tritícola Frederico Westphalen Ltda – Cotrifred em parceria com o Sicredi Alto Uruguai, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e o Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária lançaram o projeto Meu Tambo Meu Futuro durante o evento Cotrifred Rosa.

O projeto tem como objetivo prestar acompanhamento técnico e capacitação para unidades de produção familiar (UPFs) visando: melhorar a eficiência da atividade leiteria, fortalecer a organização dos agricultores familiares na cadeia produtiva e melhorar as condições de trabalho e renda do produtor rural.

Ao todo serão 120 propriedades atendidas, totalizando, aproximadamente, 360 agricultores, nos 8 municípios de atuação da Cotrifred sendo eles, Iraí, Caiçara, Vicente Dutra, Frederico Westphalen, Taquaruçu do Sul, Vista Alegre, Palmitinho e  Pinheirinho do Vale. O projeto está sendo coordenado pelo Médico Veterinário da Cotrifred Thiago Cantarelli.

Durante o andamento do projeto 4 Assistentes Técnicos farão acompanhamento mensal, sendo 15 UPFs por município e também realizarão oficinas temáticas (cooperativismo e associativismo; gestão da propriedade e sucessão rural; manejo e fertilidade do solo; forragicultura; nutrição animal; manejo da terneira, novilha, vacas secas e em lactação; manejo da ordenha e sanidade; composição e qualidade do leite; reprodução e melhoramento genético), trimestrais, com apoio dos parceiros,  totalizando 32 no primeiro ano; para através destas ações e atividades, promover maiores índices de sustentabilidade e organização social da agricultura familiar vinculada a cadeia produtiva do leite. Além disso, terá também, viagens de estudo, para os produtores, e tardes de campo municipais.

De acordo com o Presidente da Cotrifred Elio Luiz Duarte Pacheco, “este projeto vem ao encontro dos objetivos propostos por esta direção: desenvolver a região, fortalecer o cooperativismo, dar sustentação a cadeia produtiva do leite e solidez ao sistema e ao produtor”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cotrifred
Imagens