Projeto Quintais Orgânicos de Frutas completa 10 anos
A região de Santa Maria, no centro do Estado, o Projeto Quintais Orgânicos de Frutas, desenvolvido pela Embrapa Clima Temperado, com patrocínio da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) e apoios da Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário Edmundo Gastal (FAPEG) e da Emater/RS-Ascar, completa dez anos de implantação. A data é marcada pela criação de mais 45 quintais nos municípios de Jaguari, Júlio de Castilhos, Silveira Martins, Dona Francisca, Paraíso do Sul, Toropi, Quevedos, Jari, Tupanciretã, Novo Cabrais e Nova Palma.
As mudas foram entregues aos agricultores selecionados pela Emater/RS-Ascar entre os dias 18 a 21 de agosto. São quintais com amora-preta, araçá, araticum, caqui, cereja, figo, goiaba, guabiju, guabiroba, jabuticaba, laranja, limão, pêssego, pitanga, romã, tangerina, uvaia e videira. "A escolha das frutas segue as características nutricionais e medicinais de cada espécie, e a adaptação delas ao clima e solo da região", explica o agrônomo da Embrapa Clima Temperado Fernando Costa Gomes, um dos líderes do projeto.
O Projeto instala pomares em várias regiões do Sul do Brasil, já tendo superado a marca total de 1.350 quintais e cerca de 236.775 plantas distribuídas, sendo 101.475 frutíferas e o restante de quebra-ventos, atingindo 47.423 beneficiários diretos, em 135 municípios. A partir de 2012, o Projeto ampliou sua contribuição para a segurança alimentar dos beneficiários incluindo o plantio no interior do Quintal de 13 espécies de hortaliças, bem como o cultivo de milho e feijão. Desde o início de agosto, os beneficiários do Projeto passaram a contar também com a incorporação de três cultivares de batata-doce: BRS Cuia, BRS Amélia e BRS Rubissol.
"A ideia é introduzir e validar, em áreas urbanas e rurais, tecnologias que propiciem a implantação de quintais orgânicos de frutas, com propriedades nutricionais e medicinais, de forma a contribuir com a diminuição da fome e melhorar a qualidade de vida da população", avalia o assistente técnico em fruticultura do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, engenheiro agrônomo Alfredo Schons.
Dona Francisca
No município de Dona Francisca, foram implantados cinco pomares no dia 19 de agosto, nas propriedades de Eroni Marculan, Mauro Soldera, João de Pelegrin Garlet, Mauro Luiz Löbler e Cesar Dambrós.
A agricultora Silviana Soldera, esposa de Mauro, está satisfeita com o quintal implantado ao lado da sua casa. "Ganhar um quintal desses é ótimo. Vou cuidar mesmo e quem não ajudar com ele direitinho aqui em casa, vai ouvir de mim", disse Silviana.