Quanto às temperaturas mínimas, boletim do Copaaergs indica que a tendência é predominar valores pouco acima do padrão na maior parte do Estado em novembro e dezembro - Foto: Solange Brum/Fepagro

O Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Estado do Rio Grande do Sul (Copaaergs), coordenado pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), divulgou nesta terça-feira (4) seu boletim trimestral, com o prognóstico climático para os meses de novembro, dezembro e janeiro. O documento, além de apresentar as previsões de precipitação e temperatura para os próximos três meses, também relaciona uma série de orientações para os agricultores de diversas culturas adotarem no período. Todas as indicações são baseadas nos dados obtidos pelas instituições relacionadas à agricultura e meteorologia no Estado.

 

Segundo o prognóstico apresentado, nos meses de novembro e dezembro haverá chuvas um pouco acima do padrão em todo o Rio Grande do Sul, principalmente no norte e oeste do Estado. Em janeiro, as precipitações tendem a ficar dentro da normalidade. Para as temperaturas mínimas, o boletim indica que a tendência é predominar valores pouco acima do padrão na maior parte do Estado em novembro e dezembro, mas valores dentro do padrão em janeiro.

 

Para as temperaturas máximas, a variação da umidade causa efeito parcialmente contrário aos das temperaturas mínimas. Em novembro, o modelo aponta para valores médios pouco abaixo do padrão, especialmente na metade norte do Estado, enquanto, em dezembro, a tendência é de predominar valores dentro do padrão climatológico. Para janeiro, apenas a parte leste do Estado indica valores pouco acima do padrão. As demais regiões devem ficar dentro do padrão climatológico.

Fonte: http://www.agricultura.rs.gov.br/conteudo/6837/?Conselho_de_Agrometeorologia_lista_orienta%C3%A7%C3%