Rio Grande do Sul pode enfrentar queda de granizo durante o dia

Veja como vai ficar o tempo nos próximos dias em todas as regiões do país.

 

Sudeste

 

Nesta segunda, dia 2, frente fria sobre o Espírito Santo e instabilidades tropicais causam chuva entre moderado e forte sobre o Espírito Santo e norte e oeste de Minas Gerais e de São Paulo. Na região de Unaí, o acumulado médio previsto oscila entre 10 mm e 20 mm, mas poderá ser bem maior pontualmente. Já no Rio de Janeiro, apesar da grande quantidade de nuvens, o risco de chuva será bem menor. O frio da madrugada aumenta e algumas cidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro poderão ter a madrugada mais fria do ano. À tarde, a temperatura permanecerá baixa em boa parte da Região, com termômetros entre 24°C e 27°C. Somente no Espírito Santo, faz calor com máxima de 27°C e 30°C.

 

Na terça, dia 3, nas regiões de Patos de Minas e Uberlândia, o acumulado médio previsto oscila entre 10 mm e 20 mm, mas poderá ser bem maior pontualmente. Já no Rio de Janeiro, o tempo fica seco, com predomínio de sol. Ainda faz um pouco de frio no sul de Minas Gerais, com mínima entre 12°C e 15°C. À tarde, no entanto, a temperatura sobe, variando entre 27°C e 30°C no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. No leste de São Paulo e no oeste e sul de Minas Gerais, a temperatura continua mais baixa, oscilando entre 24°C e 27°C.

 

Sul

 

Instabilidades entre a Argentina e Uruguai causam pancadas de chuva e trovoadas também sobre o oeste e sul do Rio Grande do Sul nesta segunda. Alerta-se para o elevado potencial de queda granizo. No norte do Paraná, também há previsão de chuva isolada no fim do dia pela presença da Alta da Bolívia. Já na maior parte da região Sul, apesar da grande quantidade de nuvens, o tempo permanece seco. O frio da madrugada perde intensidade e os termômetros oscilam em torno dos 18°C na maior parte dos municípios. À tarde, faz calor entre 30°C e 33°C na maior parte do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina e Paraná. Já na faixa leste catarinense e paranaense, a temperatura ainda continua baixa, oscilando entre 24°C e 27°C.

 

A atmosfera fica mais instável na terça e a chuva espalha-se pelo interior do Rio Grande do Sul e do Paraná. Alerta-se para elevado acumulado ao longo da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, com valores médios entre 10 mm e 20 mm, mas podendo ser bem maior pontualmente. No Paraná, a chuva também será mais intensa que no dia anterior, especialmente no norte e oeste do Estado. Em Santa Catarina, apesar de mais um dia nublado, o potencial para chuva permanecerá baixo na maior parte dos municípios. A madrugada fica abafada no Rio Grande do Sul, com termômetros acima dos 21°C na maior parte do Estado. Já em Santa Catarina e Paraná, a temperatura continua em torno dos 18°C. À tarde, o calor aumenta em toda a Região, com máxima entre 30°C e 33°C no Rio Grande do Sul e interior de Santa Catarina e do Paraná. Somente no leste de Santa Catarina, a máxima continuará entre os 24°C e 27°C.

 

Centro-Oeste

 

Nesta segunda, dia 2, uma frente fria na costa do Brasil e instabilidades tropicais associadas com a Alta da Bolívia causam chuva entre moderado e forte em boa parte do Centro-Oeste. Alerta-se para elevado acumulado de chuva previsto no leste de Goiás e no Distrito Federal no decorrer do dia. A temperatura mínima permanece elevada, com termômetros em torno dos 20°C na maior parte da Região. À tarde, faz calor de mais de 36°C no Pantanal. Já em Cuiabá e Campo Grande, os termômetros variam entre 30°C e 33°C. Por outro lado, em Brasília, pelo excesso de chuva, a máxima não passa dos 27°C.

 

Esta terça, dia 3, com chuva entre moderado e forte em todo o Centro-Oeste pela presença de uma frente fria na costa do Brasil e instabilidades tropicais associadas com a Alta da Bolívia. Alerta-se para elevado acumulado de chuva previsto no sudeste de Goiás e no norte de noroeste de Mato Grosso. A temperatura mínima permanece elevada, com termômetros em torno dos 20°C na maior parte da Região. À tarde, a máxima oscila entre 30°C e 33°C em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso, mas por outro lado, em Brasília, pelo excesso de chuva, a máxima não passa dos 27°C.

 

Nordeste

 

Um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) ajuda a organizar áreas de instabilidade sobre grande parte da região, trazendo chuva em forma de pancadas preferencialmente nas primeiras horas do dia e a partir da tarde desta segunda. Tempo seco e ensolarado no oeste, leste e faixa central da Bahia, Sergipe, Alagoas e leste do Pernambuco. Bastante calor entre o nordeste da Bahia e interior de Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Nestas áreas a umidade relativa cai e fica próximo a níveis críticos.

 

Na terça, as chuvas ficam restritas ao Maranhão, ao oeste do Piauí, sul e oeste da Bahia e norte do Ceará. Destaca-se a previsão de chuva forte para Teresina, São Luis e Fortaleza. Nas demais áreas o tempo fica seco e ensolarado e com baixa umidade relativa. Sensação de abafamento em toda a região.

 

Norte

 

Na segunda, dia 2, o tempo segue seco em grande parte de Roraima, chovendo apenas no oeste e sul do Estado. O tempo também fica aberto no sul e oeste de Rondônia. Entretanto, nas demais áreas do Norte tem previsão para pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, que estão associadas ao calor e alta umidade. Destaque para o Pará e o Tocantins, onde a chuva acontece a qualquer hora do dia com períodos de melhoria. Nas demais áreas a chuva vem preferencialmente a partir da tarde. As temperaturas voltam a subir em Rondônia, trazendo uma sensação de abafamento, assim como nas demais áreas da Região.

 

Na terça, dia 3, a umidade se espalha mais sobre Roraima, entretanto ainda não chove no nordeste do Estado. Nas outras áreas da Região, instabilidades tropicais provocam pancadas de chuva. Destaque para o Pará, norte e oeste do Amazonas, oeste do Acre e no Tocantins onde a chuva acontece a qualquer hora do dia. Entre as capitais da região previsão de chuva forte para Palmas. Temperaturas mais amenas no extremo oeste do Amazonas. Nas demais áreas da Região continua a sensação de calor. 

Fonte: http://www.canalrural.com.br/noticias/tempo/chove-todas-regioes-pais-55222