RS anuncia distribuição de sementes de milho para produtores atingidos pela seca
Além de disponibilizar 40 mil sacas de milho, governo também vai oferecer linha de crédito para aquisição de sementes forrageiras para formação de pastagens
Para refazer as lavouras perdidas pela estiagem, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) do Rio Grande do Sul está realizando uma nova etapa do Programa Troca-Troca de Milho, em caráter emergencial, dentro do Programa Fundo Estadual de Apoio aos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). Para tanto, a pasta vai disponibilizar até 40 mil sacas de sementes, que serão subsidiadas em R$ 959 mil.
O levantamento da demanda deverá estar pronto até esta sexta, dia 20, prazo final para as prefeituras e sindicatos rurais confirmarem os pedidos. A expectativa da secretaria é de que todo o milho esteja no campo na próxima semana.
O site do Feaper estará recebendo o cadastramento de pedidos de sementes de milho híbrido e varietal - não será disponibilizada semente transgênica -, até o meio-dia desta sexta, de forma emergencial. O prazo para pedidos não será prorrogado.
Entidades com qualquer tipo de pendência junto ao Troca-Troca não poderão participar desta ação. Além disso, a quantidade de sacas permitida por agricultor está limitada a duas de 20 quilos. A devolução do valor das sementes liberadas nesta ação deverá ser feita em 20 de junho deste ano, na proporção de troca de 11 x 1.
Após a entidade repassar a semente solicitada aos agricultores cadastrados, deverá fazer a lista dos beneficiados, homologar a mesma junto ao Conselho Agropecuário do município e encaminhar ao Feaper/DAF, até 30 de abril deste ano. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (51) 3218-3351 e (51) 3218-3352.
Governo anuncia linha de crédito para aquisição de sementes de forrageiras
Além de anunciar a distribuição de sementes de milho em caráter emergencial, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) vai disponibilizar uma linha de crédito para aquisição de sementes forrageiras para formação de pastagens, com foco nos Programas Leite Gaúcho e Pecuária Familiar, desenvolvidos pela Secretaria.
O volume de recursos chega a R$ 2 milhões e vai beneficiar agricultores familiares produtores de leite. O prazo para os interessados se candidatarem ao benefício vai de sexta, dia 21, até 5 de fevereiro. Os recursos são do Fundo Estadual de Apoio ao Pequeno Empreendimento Rural (Feaper).