Rússia deve decidir fim do embargo na próxima semana, afirma Mendes Ribeiro Filho

No Fórum Social Temático, ministro da Agricultura disse que espera resposta do governo do país até terça

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, disse nesta quinta, dia 26, que saiu otimista da reunião que teve, nesta semana, com a ministra da Agricultura da Rússia, Yelena Skrynnik, para tentar destravar o embargo à exportação de carne brasileira. A resposta do governo russo pode sair na semana que vem, segundo o ministro.

– Tudo o que o governo russo nos pediu nós atendemos. Agora estou esperando até terça para uma definição da ministra –, explicou Mendes Ribeiro antes de participar de um evento no Fórum Social Temático (FST), em Porto Alegre (RS).

Durante o encontro com Yelena Skrynnik, Ribeiro Filho afirmou ter explicado à autoridade russa que o serviço de inspeção dos frigoríficos brasileiros é federal, tornando injustificável o embargo feito a Estados – como o ocorrido com o Rio Grande do Sul (terra natal do ministro), além do Paraná e de Mato Grosso, embargados totalmente. O ministro não quis adiantar que contrapartidas o governo russo exigiu em resposta ao possível fim do embargo à carne brasileira.

– A pauta é bem extensa. Ainda estamos tratando de outras políticas, temos a questão de alguns impostos diferenciados, é uma grande negociação. A Rússia é um parceiro que temos que manter de todas as formas possíveis –, avaliou.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL E MINISTÉRIO DA AGRICULTURA