Rússia libera importação de cinco frigoríficos de bovinos
Apenas uma unidade de abate de suínos continua habilitada
O serviço de fiscalização veterinária e fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) liberou, a partir de quarta, dia 7, as importações de cinco plantas frigoríficas de abate de bovinos e uma fábrica de ração do Brasil. As informações estão disponíveis no site do órgão, que ampliou para 35 o número de plantas frigoríficas brasileiras de bovinos que podem exportar para o mercado russo. Apenas uma unidade de abate de suínos continua habilitada. No caso da exportação de frango, são 14 plantas.
O Rosselkhoznadzor liberou quatro plantas do JBS. A de SIF 504 fica em Ituiutaba (MG), a de SIF 3181 fica em Naviraí (MS), a de SIF 4.400 é de Campo Grande (MS) e a de SIF 862 fica em Goiânia (GO). Outra planta liberada é a de SIF 545, que pertence à Rodopa Exportação de Alimentos e Logística. A fábrica de ração liberada é a de SIF MG 05709, que fica em Três Corações e pertence à empresa Total Alimentos.
O embargo russo às carnes brasileiras já dura três meses e afeta principalmente o setor de suínos, que teve as vendas reduzidas em 20%. O governo brasileiro acreditava que a proibição acabasse em agosto mas a restrição se estende e afeta, além de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, os frigoríficos de Santa Catarina e São Paulo.