Segundo a Somar Meteorologia, nebulosidade aumenta já nesta terça-feira, 22

Nesta terça-feira, 22, uma massa de ar seco continua atuando e mantém o tempo firme e sem umidade em praticamente toda a região. As temperaturas já não ficam tão baixas pela manhã e a sensação de frio diminui. Ao longo do dia, o sol predomina e a umidade relativa do ar cai, piorando sua qualidade e aumentando um pouco a sensação de calor. Áreas de instabilidade vindas do oceano irão provocar pancadas de chuva somente entre o norte do Espírito Santo e o leste de Minas Gerais.

Na quarta-feira, 23, o avanço de uma nova frente fria provoca um aumento de nebulosidade, sobretudo sobre o sul e o oeste do Estado de São Paulo. A partir da noite, chove nessa região. Nas demais áreas do Sudeste o tempo continua firme. Os ventos passam a soprar de quadrante norte sobre São Paulo e Rio de Janeiro, trazendo um ar mais quente e elevando as temperaturas mais ao longo do dia.

Nos próximos dias, o tempo volta a mudar sobre o Sudeste do país. A frente fria chega à região e volta a chover sobre o Estado de São Paulo, Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais e Espírito Santo. Na quinta, a chuva se espalha sobre todo o Estado de São Paulo e o risco para temporais aumenta. A amplitude térmica diminui, ou seja, as temperaturas não ficam tão baixas pela manhã e não sobem muito ao longo do dia.

SUL

Nesta terça-feira, o tempo volta a mudar sobre o Sul do país, sobretudo sobre o Rio Grande do Sul. Uma nova frente fria começa a se formar e a nebulosidade aumenta em todo o Estado. Ainda pela manhã, já começa a chover na fronteira oeste. Ao longo do dia, o sistema avança e as chuvas se espalham por todo o centro-oeste e sul do Rio Grande. Somente no noroeste gaúcho, embora a nebulosidade aumente, ainda não chove. A amplitude térmica diminui, ou seja, as temperaturas não ficam tão baixas pela manhã e não sobem muito ao longo do dia.

Na quarta-feira, o sistema ganha força e chove de maneira generalizada sobre todo o Estado. São esperados grandes volumes de chuva e o risco para temporais é bastante elevado em todo o Estado. A frente fria provoca chuva intensa também sobre o centro-oeste de Santa Catarina e do Paraná. Nos próximos dias o sistema avança e o tempo volta a ficar mais firme sobre o centro-sul gaúcho. Vai continuar chovendo entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o Paraná – Estado sobre o qual os maiores acumulados irão se concentrar. O tempo volta a ficar firme em toda a região a partir do próximo fim de semana.

Fonte: Somar Meteorologia