Temperatura deve registrar queda acentuada no Sul do país, segundo a Somar
PREVISÃO PARA ESTA TERÇA, DIA 19
SUDESTE
Uma frente fria avança lentamente pelo Sudeste nesta terça, provocando chuva em todo o Estado de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Deve chover forte no extremo-sul de São Paulo, com acumulado em torno de 125 milímetros em alguns municípios do Vale do Ribeira. Os ventos devem seguir fortes, com rajadas entre 70 e 80 quilômetros por hora em boa parte do Estado de São Paulo e entre 50 e 60 quilômetros por hora no sul de Minas Gerais. Meteorologistas apontam que há potencial para granizo no sul e oeste de São Paulo entre a tarde e noite. A temperatura mínima deve entrar em elevação em todo o Sudeste, mas a temperatura da tarde não deve passar dos 21°C no sul de São Paulo por conta do excesso de nuvens. Já na maior parte da região, termômetros devem registrar até 30°C.
SUL
A frente fria parada sobre a Região Sul deve manter o tempo fechado e chuvoso no Paraná e Santa Catarina nesta terça. Já no Rio Grande do Sul, deve chover fraco pela manhã no norte, com sol a partir da tarde. Ventos entre 70 e 80 quilômetros por hora devem atingir todo o centro e norte do Paraná ao longo da terça. A temperatura deve entrar em declínio, com mínima em torno dos 6°C na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e em torno dos 9°C em Santa Catarina. À tarde, a máxima não deve passar dos 18°C na maior parte do Rio Grande do Sul e dos 21°C no Paraná e em Santa Catarina.
CENTRO-OESTE
Nesta terça, uma frente fria deve causar chuva em boa parte de Mato Grosso do Sul e no oeste de Mato Grosso. Deve chover forte sobre o oeste e sul de Mato Grosso do Sul, com acumulado em torno dos 40 milímetros. Ventos fortes devem atingir Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso, com rajadas de até 80 quilômetros por hora. Há ainda risco de granizo na região central de Mato Grosso do Sul entre a tarde e noite. A temperatura deve permanecer elevada em boa parte da região, com exceção do leste, sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul, onde a máxima não deve passar dos 24°C.
NORDESTE
Áreas de instabilidade devem provocar chuva forte sobre a costa do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, nesta terça. Também deve chover de forma mais fraca na costa da Bahia e de Alagoas e em boa parte do Ceará, Piauí e Maranhão. A temperatura permanece elevada e a máxima deve passar dos 30°C no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e norte da Bahia.
NORTE
O tempo deve permanecer com chuvas isoladas e de baixo acumulado nesta terça no norte de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá e norte de Tocantins. A temperatura deve permanecer elevada, com máxima de mais de 33°C no Amazonas, Pará e Rondônia.
PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS
SUDESTE
Na quarta, a frente fria deve causar intensos temporais sobre boa parte do Estado de São Paulo, além do sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Rajadas de vento devem oscilar entre 50 e 80 quilômetros por hora em todo o Estado de São Paulo e entre 50 e 60 quilômetros por hora no Rio de Janeiro e no sul e leste de Minas Gerais. Há risco de granizo em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro até o fim do dia. A temperatura mínima deve seguir elevada. Porém, à tarde, a máxima não passa de 21°C no centro, leste e sul de São Paulo e no sul de Minas Gerais. Na quinta, ainda deve chover forte sobre São Paulo, oeste e sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro. Já na sexta, a chuva deve perder força sobre toda a região. Até o dia 27 de junho, a chuva deve permanecer fraca sobre o Sudeste.
SUL
A chuva prossegue sobre o centro e norte de Santa Catarina e o centro, leste e norte do Paraná, nesta quarta, ainda forte sobre o leste e norte do Paraná. No Rio Grande do Sul, o sol deve predominar desde cedo. A temperatura mínima deve chegar aos 3°C na Campanha do Rio Grande do Sul pela manhã. Em Santa Catarina, a mínima deve chegar aos 6°C e no Paraná aos 9°C no sul e oeste do Estado. À tarde, a máxima não deve passar dos 18°C em boa parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e no sul e leste do Paraná. Na quinta, ainda deve chover forte sobre o nordeste do Paraná. Na sexta, a precipitação deve diminuir consideravelmente sobre toda a região Sul. Já a partir do domingo, volta a chover sobre o Paraná e norte e oeste de Santa Catarina.
CENTRO-OESTE
A chuva deve atingir Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e o sul e sudoeste de Mato Grosso nesta quinta. Deve chover forte em boa parte de Mato Grosso do Sul, com acumulado de mais de 30 milímetros. A previsão é de ventos de até 80 quilômetros por hora e granizo entre o norte de Mato Grosso do Sul e o sudoeste de Mato Grosso. A temperatura da madrugada deve entrar em declínio, chegando aos 12°C no extremo-sul de Mato Grosso do Sul. À tarde, a máxima não deve chegar aos 18°C no sudoeste de Mato Grosso do Sul, mas passa dos 33°C no norte de Mato Grosso. Na quinta, ainda deve chover forte sobre boa parte de Mato Grosso do Sul e extremo sudoeste de Mato Grosso. Na sexta, a chuva deve perder força. No decorrer dos próximos dias, a chuva ainda deve atingir Mato Grosso do Sul, porém bem mais fraca, se comparada com esta semana.
NORDESTE
Na quarta, a chuva deve atingir boa parte do norte do nordeste e ganhar intensidade em municípios do Piauí. Já na Bahia e em Sergipe, o tempo deve permanecer seco e ensolarado. O calor deve prosseguir, com máxima de mais de 30°C no Maranhão e Piauí. Nesta quinta, deve voltar a chover forte sobre a costa do Rio Grande do Norte. Já na sexta, deve haver intensos temporais sobre a costa do Rio Grande do Norte. No fim de semana e no decorrer dos dias seguintes, a chuva deve atingir boa parte do leste e norte da região.
NORTE
A quarta deve ser de tempo seco em boa parte da região Norte. Poucas chuvas devem atingir partes do Acre, Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins. A temperatura deve permanecer elevada, com máxima de mais de 33°C no Amazonas, Pará e Rondônia. Na quinta, o destaque vai para o avanço de um sistema frontal pelo Brasil, sistema que organiza a umidade da Amazônia e causa chuva generalizada sobre o Acre e Rondônia. Já na sexta, deve chover forte no sul do Acre e no nordeste do Pará. No decorrer do fim de semana e da semana que vem, a chuva deve prosseguir sobre o centro e norte da região, sendo mais intensa sobre o Amazonas e Roraima.