Troca do ministro da Agricultura da Rússia pode adiar solução para embargo da carne, diz Mendes
O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, afirmou nesta terça, dia 3, que a troca do ministro da Agricultura da Rússia, prevista para o dia 7 de maio próximo, pode adiar uma solução para a retirada do embargo russo sobre as exportações de carnes do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso.
Na última sexta, dia 30, Mendes se reuniu em Moscou com a atual ministra Elena Skrynnik, quando foi agendado o encontro realizado na segunda, dia 2, em Buenos Aires, entre o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Enio Antonio Marques Pereira, e o chefe do Serviço Veterinário russo (Rosselkhoznadzor), Sergey Dankvert. A reunião entre os técnicos, para acertar a vinda de nova missão russa ao Brasil, não foi conclusiva.
Mendes Ribeiro afirmou que mesmo com o processo de mudanças na Rússia continuará negociando com as autoridades russas, para "distensionar ainda mais as relações e ter algumas plantas liberadas". Em relação à mudança no comando do ministério russo, Mendes Ribeiro afirmou que preferia continuar negociando com Elena Skrynnik.
Questionado sobre a possibilidade de retrocesso nas negociações em função das mudanças na Rússia, Mendes Ribeiro afirmou que "o principal fator nas conversas deve ser o bom senso". Ele lembrou que existe um esforço do governo russo na busca da autossuficiência na produção de carnes, mas destacou que o Brasil precisa continuar investindo na melhoria da qualidade de seus produtos.