Volume de chuva em 24 horas supera média do mês em três municípios do RS

Em Caiçara, índice atingiu 210 milímetros, enquanto que volume histórico de junho na cidade é de 140mm

A chuva registrada na região norte do Rio Grande do Sul nas últimas 24 horas supera a média histórica do mês inteiro. Em três municípios - Caiçara, Palmitinho e Planalto -, o volume acumulado ultrapassa o previsto para os 30 dias de junho.

Em Caiçara, choveu em um dia o equivalente ao previsto para um mês e meio. O município de cerca de 5 mil habitantes registrou índice pluviométrico de 120 milímetros, enquanto a média histórica dos 30 dias de junho é de 140 mm, de acordo com dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul.

A chuvarada causou estragos e fez a prefeitura decretar situação de emergência. Em Palmitinho, o volume alcançou 190mm — a média do mês também é de 140mm. O mesmo ocorreu em Planalto, onde o índice registrado nas últimas 24 horas atingiu 140mm, conforme a Defesa Civil.

— Choveu muito acima do normal nestas cidades. Pela média histórica, em um único dia em Caiçara, choveu o volume normalmente registrado dentro de um período de 45 dias — afirma a meteorologista Estael Sias, da Central RBS de Meteorologia.

Conforme a meteorologista, o excesso de água em um período tão curto é consequência de um bloqueio atmosférico. O fenômeno impediu a saída da frente fria que atua sobre o território gaúcho.

— Este bloqueio concentrou a frente fria no Estado, principalmente no Norte, o que gerou este grande acúmulo — explica Estael.

A instabilidade deve permanecer naquela região pelo menos até a manhã de sábado. No entanto, a previsão é de chuva fraca.

— O volume reduz. Mas, mesmo com chuva fraca, há risco para quedas de barreiras e deslizamentos de terra. O que aquela região precisa é de tempo seco, sol — comenta a meteorologista.

Fonte: ZEROHORA.COM